Os Voos da Xoana

Roteiro para um passeio turístico de bike pelas ciclovias de São Paulo

Andar de bicicleta é muito mais que uma atividade física, é também uma diversão. Aos domingos e feriados, com a estrutura montada na capital paulista, pedalar virou um passeio divertido. Você pode chamar os amigos e curtir um dia diferente. Além de aproveitar a cidade de forma nada tradicional, explorar e conhecer novos roteiros, queimar calorias, ter mais disposição com a liberação de endorfina, sentir aquele ventinho no rosto e a sensação de liberdade, fazer um passeio turístico de bike te diverte e você ainda não gasta nada com isso!

São Paulo é a cidade com mais ciclovias na América Latina: possui quase 500 Km de ciclovias permanentes, além das ciclofaixas de lazer, que funcionam aos domingos e feriados, das 7h às 16h.

Procurando hotel para se hospedar em São Paulo?

passeio turístico de bike

Passeio turístico de bike por São Paulo com Anderson e Karin, do Blog Viajando de Barraca

O nosso roteiro

Confira o roteiro que fizemos em Outubro de 2017, passando por alguns parques da cidade e pontos turísticos. Adeque o seu roteiro a sua realidade e preparo físico, chame os amigos e bora exercitar o corpo, se divertindo com um delicioso passeio turístico de bike pelas ciclovias paulista!

Conheça o mapa de infraestrutura cicloviária de São Paulo

  • Pinheiros

Saímos para o nosso passeio turístico de bike de Pinheiros, próximo ao Largo da Batata. Ali, já é possível pegar a ciclofaixa da Faria Lima. Seguindo à esquerda, nessa mesma via, está o Instituto Tomie Ohtake, aquele prédio rosa. Praticamente na esquina com a Av, Pedroso de Moraes, encontra-se o tradicional bar Pirajá – mas deixe para parar lá na volta rs.

Saindo do Largo da Batata, pegando a ciclovia à direita, você verá do seu lado direito um dos belíssimos grafites do Kobra, em um dos prédios comerciais.

passeios turísticos de bike

Obra do artista Kobra, em um dos prédios da Av. Faria Lima

  • Parque Villa-Lobos

Continuando em direção ao Ceasa, você chegará no Parque Villa-Lobos, no alto de Pinheiros. Dê uma volta por dentro dele com bastante atenção, já que o parque fica bem cheio aos finais de semana.

A ciclovia da Marginal Pinheiros é ótima opção para quem quer fazer um treino sem paradas (pelas ciclofaixas da rua, por exemplo, você fará várias paradas devido aos semáforos). Ela tem mais de 20Km de extensão e possui estrutura com banheiro e bebedouro. Mas atenção ao horário de funcionamento: das 5h30 às 18h30.

Clique aqui e acesse o mapa da ciclovia Rio Pinheiros

Você certamente verá algumas capivaras inofensivas no caminho. Porém, não chegue muito perto, elas podem transmitir doenças.

passeio turístico de bike

Ciclopassarela: atravessando a Marginal Pinheiros de bike pela ponte específica para ciclistas

  • Parque do Povo

Atravessando a Ciclopassarela, você chega no Parque do Povo, no Itaim Bibi. Aproveite para andar por dentro dele (com atenção, já que fica bem cheio) e siga em direção ao Parque Ibirapuera.

passeio turístico de bike

Pedal por dentro do Parque do Povo

  • Parque Ibirapuera

Chegamos no Ibirapuera já bem cansados – tínhamos rodado cerca de 30 Km. Fizemos o nosso pit stop para tomar um delicioso açaí e repor as energias. Aos finais de semana, o Ibirapuera costuma ficar bem cheio e, portanto, o risco de acontecer algum tipo de acidente é maior, já que há muitas pessoas (e crianças) atravessando as ruas sem olhar.

Uma dica é andar pela ciclofaixa, em volta do parque! Mais vazia, bem arborizada, uma delícia.

passeio turístico de bike

Ciclofaixa em volta do parque Ibirapuera

Como sentimos que dava para pedalar um pouco mais, resolvemos seguir até a Avenida Paulista.

Mas atenção: se estiver muito cansado, volte! Lembre-se que terá que fazer todo o trajeto de volta ao seu ponto de início.

passeio turístico de bike

Passeio de bike no Parque Ibirapuera (foto de arquivo pessoal / 2011)

  • Avenida Paulista

E para finalizar o nosso Pedal Day, fomos até a Avenida Paulista, que de domingo fica fechada apenas para pedestres e ciclistas, com o maior agito. Como estávamos muito cansados, resolvemos fazer o menor caminho de volta, porém com um trecho sem ciclovia/ciclofaixa: descemos a Av Rebouças e voltamos para a ciclofaixa já nas ruas de Pinheiros.

passeio turístico de bike

Ciclofaixa na Av. Paulista

Além desses pontos turísticos, você também pode conhecer a USP, o centro histórico de São Paulo e outros.

Caso queira aproveitar o pedal para fazer amizades, você pode optar por fazer os tours guiados, em que grupos de ciclitas pedalam juntos (muitos são gratuitos, como o Bike Tour SP).

Duração do nosso passeio turístico de bike

Saímos por volta de 9h, paramos para tomar café da manhã na padaria e começamos a pedalar por volta de 10h. Como o nosso objetivo era passear, curtir o trajeto e se divertir (e, claro, queimar algumas calorias), não nos preocupamos com o tempo.

Voltamos umas 15h, o que somou 4h de pedal (com as paradas para descanso e lanche) e 43Km percorridos.

passeio turístico de bike

Trajeto e duração do nosso passeio turístico de bike por São Paulo (Outubro 2017)

Onde alugar bicicleta?

Caso você não tenha bicicleta, não se preocupe! Você pode alugar na entrada principal do Parque Villa-Lobos ou no Parque Ibirapuera.

Leve a sua bike no metrô

Aos sábados o transporte é permitido a partir das 14h30 e aos domingos e feriados a bicicleta é aceita durante todo o dia.

Confira o regulamento e horários para uso da bike no metrô

Você sabia que o bicicletário da estação Faria Lima fica aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana e é gratuito?

Dicas para um passeio de bike com segurança

Atente-se a algumas dicas básicas de segurança:

– Seja responsável e respeite as regras de trânsito;

– Utilize acessórios de segurança, como capacete e buzina;

– Hidrate-se, tenha sempre uma garrafinha de água com você. Nos parques há barraquinhas vendendo água de coco geladinha, uma delícia.

– Faça um pit stop para comer. Nós costumamos tomar um delicioso Açaí dentro do Parque Ibirapuera.

passeio turístico de bike

Você pode colocar luz dianteira e traseira para pedalar de noite e outros itens que julgar necessários

App que uso para marcar a distância e trajeto

Eu costumo utilizar o RunKeeper, app gratuito disponível para Android e iOS, que mostra a distância e trajeto percorrido tanto em bike, corrida e outros esportes.

O Anderson, do Viajando de Barraca, gosta de utilizar o Sport Tracker.

Procurando um hotel para se hospedar em São Paulo?

Clique aqui e faça a sua reserva no Booking.com*

Caso queira alugar carro, clique no banner abaixo e alugue o seu na RentCars.com* 

*Ao fazer a sua reserva por meio dos links disponíveis neste blog, você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a manter o blog, com uma pequena comissão que recebemos destas empresas. Agradecemos a sua ajuda 😉

——————————————————————————————-

Ao viajar, lembre-se de contratar o Seguro de Viagem Allianz. Ao utilizar o cupom 2017AFL, ganhe 15% de desconto. Se preferir, clique aqui e faça a sua cotação diretamente no site.

—————————————————————————————————

Siga Os Voos da Xoana no Facebook, Instagram, Pinterest e Youtube e acompanhe as nossas novidades.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *