Os Voos da Xoana

Como é se hospedar em um abrigo de montanha – Hut Aventura

Um passeio diferente de tudo que estávamos acostumados! Primeiramente porque não temos o costume de acampar (a última vez que acampei devia ter uns 13 anos). Segundo, porque nunca tínhamos nos hospedado em um lugar que é um mix de hostel e camping: você acampa dentro do abrigo – e não na parte externa, como é feito normalmente. Terceiro porque é um hostel/abrigo/camping – ou como queira chamar – que opera esportes de aventuras. Assim é a Hut Aventura, um abrigo de montanha localizado em meio a mata nativa, em São Bento do Sapucaí/SP, de frente para a Pedra do Baú. O resultado? ADORAMOS!

Hut Aventura

Varanda da Hut Aventura, com vista para a Pedra do Baú. Nada mal, né?

Quando eles nos convidaram para passar um final de semana no abrigo, em Julho de 2017, ficamos muito felizes, mas não imaginávamos que teríamos dois dias tão radicais. Subir a Pedra do Baú e descer de Rolimã eram algumas das propostas para esse final de semana!

Convidamos o querido casal Anderson e a Karin, do blog Viajando de Barraca, para passar o final de semana com a gente, e eles também escreveram um post contando como foi a experiência – apesar de não terem subido a Pedra do Baú. Confira 😉

Clique aqui e leia a nossa experiência para subir a Pedra do Baú

Acampamento “light”

A Hut Aventura nasceu com um conceito diferente, digamos que é um “acampamento light”! O ambiente é acolhedor, rústico e muito interessante. Ao invés de quartos, eles disponibilizam barracas, já com colchonetes em bom estado, que são montados dentro do alojamento. Portanto, você não precisa levar a sua (uma ótima opção para quem não tem uma).

Hut Aventura

No lugar de quartos, são barracas – Hut Aventura, abrigo de montanha

Hut Aventura

Mais barracas no Mezanino

Público-alvo

Para os montanhistas, casais e aventureiros é um prato cheio! Me encaixo no perfil “semi-aventureira” (e o maridão 100%) e adorei a experiência. Além de ser um programa diferente e ter a natureza ao redor, os fundadores do abrigo prezam pela interação positiva entre os hóspedes. Sabe aquela coisa de família mesmo? Tomar café da manhã, jantar, tocar violão e curtir a natureza juntos. E essas atitudes dão um toque especial a experiência.

Para quem não curte esse tipo de ambiente mais “roots”, esse não é o lugar.

Para ser sincera, quando eu vi o esquema do final de semana, me preocupei um pouco, porque sou chata para dormir! Não consigo dormir com barulho. Ronco então? Passo a noite em claro! E pela graça de Deus os nossos “vizinhos” de barraca eram silenciosos e dormi como um anjo.

Hut Aventura

Como estávamos “moídos” depois de subir a Pedra do Baú, preferimos pedir uma pizza, tomar um vinho e curtir a noite com violão

Estrutura

O abrigo de montanha Hut Aventura é uma grande casa, super rústica, construída num estilo ecológico, toda de madeira e equipada com a estrutura necessária para um final de semana de tranquilidade e  contato com a natureza. Acomoda até 10 pessoas, confortavelmente, e fica a 30 minutos da Pedra do Baú e 15 minutos do centro de São Bento do Sapucaí.

Hut Aventura

Ampla sala e mais barracas no Mezanino; ambientes coletivos de compartilhamento e colaboração

Hut Aventura

Parede de escalada e slackline disponíveis

Banheiros

A HUT Aventura conta com 4 banheiros completos – 2 masculinos e 2 femininos.

Crédito: Anderson Oliveira, do blog Viajando de Barraca

O que achei mais interessante foram os chuveiros – chamados chuveiros de campanha, em que seu banho será uma experiência diferente. Digamos que um “banho de balde” mais sofisticado e super ecológico.

Como funciona o chuveiro de campanha?

Ele parece um balde com um chuveiro embaixo.

Passo a passo:

1)A água, previamente aquecida no aquecedor central, na parte de fora do banheiro, é colocada em um balde, e depois deve ser despejada no recipiente do chuveiro; mas atenção: a água sai MUITO quente, portanto, misture um pouco de água fria até chegar a temperatura ideal para o seu banho. Tem uma torneira com água fria dentro do banheiro;

2) O chuveiro é pendurado por uma corda, que passa por uma roldana, de modo a baixar o balde para colocar a água e erguê-lo novamente para a posição do banho.

3) Você pode deixar um outro balde de água quente reserva dentro do banheiro, caso um não seja suficiente (como lavei o cabelo, precisei usar dois).

O idealizador da Hut Aventura, Myka, desenvolveu essa “engenharia” especialmente para o abrigo. Em uma de suas viagens a Europa, ele se hospedou em um hostel e viu um chuveiro parecido. Trouxe a genial (e sustentável) ideia para o Brasil e esse foi o resultado!

Conheça os guias da Hut Aventura

Hut Aventura

Chuveiro HUT Aventura, uma experiência diferente para o banho. Aprovada!

Cozinha

Cozinha coletiva completa, com fogão a lenha e a gás, forno a lenha e 2 geladeiras. Quem quiser se arriscar e preparar uma comidinha gostosa, pode ficar à vontade.

No anexo, uma mesa grande, onde oferecem o café da manhã (o café está incluso na diária). Tudo preparado com muito carinho: pães, frios, frutas, bolos, iogurte, granola, café pretinho sensacional, leite, chá etc.

Hut Aventura

Ampla cozinha e ali no outro ambiente, o refeitório, com mesa para 10 pessoas

Hut Aventura

 

Hut Aventura

E essa “adega”? rsrsrs

Esportes de montanha

Ao se hospedar na Hut Aventura, você pode comprar os passeios de aventura, como trilhas e escaladas na Pedra do Baú, descida de carrinho de rolimã etc.

Hut Aventura

Como chegar

A partir de São Bento do Sapucaí: pegue a Rodovia Benedito Gomes de Souza (também conhecida como Estrada do Paiol Grande); siga até o Km 5 e vire à esquerda na Estrada Municipal Artesão Benedicto Pereira da Silva (referência: estrada recém asfaltada em frente ao ponto de ônibus e ao lado do orelhão, à esquerda);
Suba a estrada por 400m até a porteira do Abrigo (portão de ferro e placa escrito HUT
Aventura).

SERVIÇO

HUT Aventura
End: Estrada Municipal Artesão Benedicto Pereira da Silva – São Bento do Sapucaí/SP
E-mail: montoya@hutaventura.com.br
Facebook: /HutAventura
Instagram: @hut_aventura
http://www.hutaventura.com.br

Reserve aqui o seu hotel/pousada/hostel no Booking.com 

Clique no banner abaixo e alugue o seu carro na RentCars.com 

Ao fazer a sua reserva por meio do link do blog, você não pagará nada a mais e ainda ajudará o blog, com uma pequena comissão que recebemos do parceiro. Agradecemos a sua ajuda 😉

*Os Voos da Xoana foi convidado pela Hut Aventura para se hospedar no abrigo. No entanto, toda a opinião aqui expressa é imparcial, sem controle editorial de qualquer conteúdo publicado em nosso canal.  

——————————————————————————————-

Ao viajar, lembre-se de contratar o Seguro de Viagem Allianz. Ao utilizar o cupom 2017AFL, ganhe 15% de desconto. Se preferir, clique aqui e faça a sua cotação diretamente no site.

—————————————————————————————————

Siga Os Voos da Xoana no Facebook, Instagram, Pinterest e Youtube e acompanhe as nossas novidades.

 

 

4 comentários sobre “Como é se hospedar em um abrigo de montanha – Hut Aventura

  1. isabelle

    Uauuu… que experiência diferente! Eu não sou a maior fã de acampamentos, mas esse parece ter uma estrutura um pouco melhor que maioria, além de disponibilizar barraca!! O visual é maravilhoso!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *