Os Voos da Xoana

Beco do Batman: turistando em São Paulo

Você costuma turistar na cidade em que mora?

Que São Paulo é uma cidade que nunca pára todos nós sabemos. Ela oferece milhares de programações, de segunda a segunda, noite e dia, para todos os gostos e bolsos. E mesmo nós, que moramos aqui, não conseguimos conhecer 1/3 de tudo que ela tem para oferecer. Para driblar esse “gap”, fomos visitar o famoso Beco do Batman, na Vila Madalena, zona oeste da capital paulista.

É mais um daqueles passeios BBB – bacana, bom, bonito e barato – que vale a pena fazer. Ainda mais em um belo domingo de sol!

Turistando em São Paulo Beco do Batman

Para mim, o grafite mais bonito do Beco do Batman, do artista Binho Ribeiro

Você sabia que o Beco do Batman existe há mais de 30 anos? Surgiu na década de 80 e transformou-se em uma galeria de grafite a céu aberto, um dos símbolos da arte urbana.

 

Turistando em São Paulo Beco do Batman

Linda asa, com um significado mais lindo ainda: veracidade – na parede do espaço cultural, Alma da Rua

Foi graças a um “Instaencontro” que promovemos com alguns blogueiros de viagens, que finalmente visitei esse lugar super colorido e alternativo. E já quero voltar (estava com a coluna ruim, então não consegui aproveitar tanto assim). E quando voltar, já sei que irei me deparar com novas pinturas. Elas são renovadas constantemente pelos grafiteiros, que tem um “código de conduta” entre si: quando um quer pintar por cima da obra do outro, precisa pedir “autorização” para o autor da obra que está na parede. E assim eles se entendem. Todos pintam e sempre temos novas obras para visitar. Inclusive, muitos desenhos são feitos coletivamente. Legal, ne?

Turistando em São Paulo Beco do Batman

Gostei bastante das pinturas que encontrei, a maioria com um toque bem psicodélico.

Turistando em São Paulo conheça o Beco do Batman

Afinal, grafite é obra de arte ou pichação?

Sem entrar em detalhes sobre a polêmica grafite x pixação, sou da opinião que grafite é arte sim! É uma manifestação artística consagrada mundialmente – não estou falando daqueles “garranchos” feios, que só poluem os muros da cidade e feitos para deteriorar o patrimônio público. Estamos falando em lindas pinturas, que valorizam ainda os muros e fachadas dos edifícios.

Temos tantos exemplos incríveis espalhados por esse mundão, por que aqui teria que ser diferente? É como o painel Etnias, no Rio de Janeiro, com as maravilhosas obras de arte do artista Eduardo Kobra; e a parede de John Lennon, em Praga.

O prefeito João Doria até tentou apagar os grafites (e o fez na Av 23 de maio), mas depois de muitas reclamações da mídia e cidadãos, ele voltou atrás na sua decisão – e não mexeu no Beco! Ufa!

O Beco do Batman e o instaencontro

Aproveitamos a vinda do carioca @voualipelomundoja para agitar um encontro de instagrammers de viagens. É muito bacana transferir a amizade do mundo virtual pro mundo real, não é mesmo? Adoro!

Turistando em São Paulo conheça o Beco do Batman

Instagrammers de viagens – Da esquerda para a direita: Luiz, do @voualipelomundoja; Duarte, do @whereisduarte; Thayz do @viajo.amanha; euzinha e Erik e esposa do @diariodamochila

Turistando em São Paulo conheça o Beco do Batman

Thayz @viajo.amanha e euzinha @osvoosdaxoana

Na região do Beco encontra-se também a escadaria da Vila Madalena – chamada de Escadaria do Patapio, com belas ilustrações em seus degraus. Mais uma opção bacana para fazer lindas fotos (como eu estava lesionada nas costas, não consegui subir para aproveitar dessa vez. Mas voltarei). E para a galera fitness, é uma boa opção para a prática de atividades físicas.

Turistando em São Paulo conheça o Beco do Batman

Escadaria do Patapio

Ao lado da escadaria está o Armazém da Cidade, um galpão idealizado pelo jornalista Gilberto Dimenstein, criador do Catraca Livre, com “food trucks”. Diversas comidinhas gostosas e bebidas para você degustar, no estilo “roots”. Quando fechado, a porta de ferro do estabelecimento leva a pintura do artista Kobra, que homenageou Tom Zé. Clique aqui para ver a obra.

Espero que tenha gostado das dicas desse passeio. Tire um tempinho para andar por ali, tirar muitas fotos, tomar uma cervejinha e comer uns petiscos nas redondezas.

SERVIÇO

Beco do Batman: Ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, na Vila Madalena – São Paulo

Clique aqui e reserve o seu hotel em São Paulo pelo Booking.com.

*Clicando no link do Booking.com pelo nosso site, você não paga nada a mais por isso, faz a sua reserva da mesma forma e ainda nos ajuda, com uma pequena comissão de indicação que recebemos do Booking. Agradecemos se puder nos ajudar .)

——————————————————————————————-

Ao viajar, lembre-se de contratar o Seguro de Viagem Allianz. Ao utilizar o cupom 2017AFL, ganhe 15% de desconto. Se preferir, clique aqui e faça a sua cotação diretamente no site.

—————————————————————————————————

Siga Os Voos da Xoana no Facebook, Instagram, Pinterest e Youtube e acompanhe as nossas novidades.

10 comentários sobre “Beco do Batman: turistando em São Paulo

  1. Alice

    Passo semanas em Sao Paulo cada ano e ainda nunca fui. Eu que sempre procuro algo para fazer na capital que tanto odeio.
    Ate que quando resolvi ir em junho, meu filho ficou doente e alguns dias depois precisávamos voltar para a França .. Uma pena !
    Espero poder conhecer este lugar em breve eu que adoro o street Art

  2. Aninha Lima

    Eu sou doida, doida para conhecer o Beco do Batman e fico fissurada quando vejo imagens desse grafite com as asas de anjo. Adorei seu post, as fotos estão belíssimas!! Vou marcar uma visita à SP dentro em breve.

  3. Igor Augusto

    Eu me apaixonei pelo Beco do Batman. Fomos em março desse ano. Inicialmente um pouco preocupados, achando que fosse perigoso. Que nada. Lugar super agradável e que passei a recomendar a todos. Belo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *