Os Voos da Xoana

Renovação do passaporte, solicitei a minha, e agora?

Como você deve ter acompanhado, no final de junho, a Polícia Federal anunciou a suspensão da emissão de passaporte em todo o Brasil, alegando “insuficiência de orçamento” (nota mental: para onde está indo a taxa de R$ 257,25 que pagamos?). Somente os documentos solicitados até às 22h do dia 27 de junho serão entregues no prazo; para os demais não há previsão. Porém, os agendamentos online e os atendimentos para solicitação de renovação do passaporte continuam sendo realizados normalmente.

renovação do passaporte

A solicitação de renovação do passaporte

Antes desse anúncio da Polícia Federal, eu havia agendado a renovação do meu passaporte para o dia 7 de julho, 6 meses antes do vencimento do documento (muitos Países exigem que o passaporte seja válido por 6 meses depois da data de entrada no País. Portanto, antecipe-se).

Moro em São Paulo, mas costumo agendar a renovação na unidade de Santo André/SP, já que é mais fácil encontrar horários disponíveis, além do atendimento ser rápido e eficiente.

Fui na unidade no dia e horário agendado e estava completamente vazia! Ao chegar fui logo atendida e em menos de 2 minutos eu já estava saindo do estabelecimento.

E agora, o que devo fazer?

Esperar! A parte chata é que no momento da solicitação de renovação, eles já cancelam o seu passaporte atual – e não há previsão de chegada do novo. Portanto, nada de viagens internacionais que exigam o documento por enquanto.

Clique aqui e conheça alguns países para viajar somente com o RG.

E se eu tiver uma viagem planejada?

Segundo a resposta da atendente para mim: cancele a viagem! Se o País de destino exigir passaporte, você não poderá viajar! Triste realidade!

Porém, li que é possível retirar o passaporte ‘express’ em caráter de urgência pelo custo de R$ 334,42, com emissão em até 4 dias úteis.

Como saberei que meu passaporte ficou pronto?

Por email. A Polícia Federal vai enviar um email quando a situação estiver regularizada, informando a data para retirada do documento. Oremos que seja rápido.

Deixe aqui o seu palpite: quando eles voltarão a emitir os documentos? Quando receberei o meu novo passaporte?

Um comentário sobre “Renovação do passaporte, solicitei a minha, e agora?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *