Os Voos da Xoana

Embalse el Yeso: a mais bela atração turística de Santiago

Viagem realizada em Agosto de 2017

Entre os diversos passeios que fizemos em Santiago, o que ganhou o nosso coração foi Embalse el Yeso, em Cajon del Maipo, devido a sua beleza natural. Uma paisagem exuberante, localizada ao pé da Cordilheira dos Andes (como fomos no inverno, estava toda coberta de neve) e um lago azul turquesa belíssimo. Parece que você está entrando em um quadro. A minha primeira reação foi: UAU – se estiver sol, certamente essa também será a sua, já que com sol tudo fica mais vivo. Em sua viagem para Santiago, reserve um dia para conhecer esse paraíso.

Embalse el Yeso

Embalse el Yeso, paisagem de tirar o fôlego

Você sabia que a cor da água é assim devido aos minerais que estão no fundo, incluindo o gesso, que dá nome ao lugar “El Yeso”?

É possível visitar o local no verão também – e já vamos começar com uma dica: em Dezembro/Janeiro você pode ir até as termas de Cajon del Maipo – Parque Valle del Yeso – e tomar um banho nas piscinas naturais de águas quentíssimas que brotam da montanha – por conta do vulcão. Infelizmente no inverno não é possível subir até lá devido à quantidade de neve na estrada.

Embalse el Yeso

Localizado a cerca de 100 quilômetros do centro de Santiago e a 2.500 metros de altitude, Embalse el Yeso é um reservatório de água, que vem diretamente da Cordilheira dos Andes, com 250 milhões de mde capacidade de armazenamento. É daqui que vem a água que abastece toda a capital chilena.

Confira 20 dicas importantes para quem vai viajar para o Chile

Embalse el Yeso

Beijo congelante

Quer um roteiro completo em Santiago? Confira 20 pontos turísticos na capital chilena. 

Embalse el Yeso

Qual a sensação der ver de perto um paraíso desse? Paz e gratidão são alguns dos sentimentos

A represa levou 10 anos para ser construída e foi finalizada em 1964. No caminho, você passa pelas “moradias” antigas das equipes que trabalharam para que o local fosse construído, chamada “Las Cáscaras”. Elas também já serviram como refúgio militar, mas hoje estão desativadas.

Embalse el Yeso

Las Cáscaras, abrigo das equipes que construíram a represa de Embalse el Yeso

Como chegar em Embalse el Yeso?

Não há transporte público até Embalse el Yeso. Portanto, você pode alugar um carro ou ir com agência de turismo.

Como a estrada é bem perigosa, estreita, íngreme, rochosa, margeadas por penhascos, com trechos de terra e 120 curvas (inclusive, vimos um carro que caiu da ribanceira), preferimos ir com uma agência especializada, já que os motoristas estão acostumados com o trajeto e conhecem os perigos. Eu, particularmente, não sei se é uma boa ideia alugar carro e ir por conta – apesar que vimos vários chegando; se optar, escolha um 4×4 e tenha muuuita prudência. Quando há nevasca, a estrada costuma ficar fechada.

Embalse el Yeso

Trechos da estrada até Embalse el Yeso e seus penhascos

Nós escolhemos a Destino Chile, agência de turismo especializada em receptivo de brasileiros. Quem nos acompanhou foi o guia Andrés, um querido, muito atencioso, cuidadoso, divertido, sempre prezando pelo bem-estar e segurança do grupo. O bom de ter um guia é que ele vai explicando a história dos lugares (sou jornalista, curiosa, adoro saber o porquê das coisas).

Dicas de hotéis no Chile?

Duração do passeio

Do centro de Santiago até Embalse el Yeso levamos em torno de 3 horas de viagem. Como diferencial, a Destino Chile pega os passageiros nos hotéis bem cedinho, por volta de 6h-6h30. Assim, a estrada está mais vazia e chegamos antes das demais agências.

No caminho, fizemos duas paradas:

1) Para alugar roupas de neve;

#DICA BÔNUS 1

Se você visitar Embalse el Yeso no inverno, vá com roupa adequada para a neve. No dia que fomos estava -3 graus (e no dia anterior -16).

Caso não tenha roupa adequada, alugue (principalmente bota impermeável e casaco). As agências fazem uma parada para aluguel das peças. Dependendo da situação, não há necessidade de alugar a calça.

Valores praticados em agosto 2017: 5.000 pesos a peça ou 20 mil o pacote.

#Importante

Utilize protetor solar, mesmo no frio! Caso contrário, seu rosto ficará um “pimentão”.

2) Pit stop em San José de Maipo para tomar um café e fazer xixi.

#DICA BÔNUS 2

Embalse el Yeso não possui estrutura, é apenas natureza. Portanto, não há banheiro!

Durante o percurso, você se distrair com paisagens de tirar o fôlego! Ao chegar em Embalse el Yeso, você provavelmente vai soltar um suspiro! O lugar realmente é encantador. Leve câmera/celular carregados e não economize nos clicks! Siga caminhando pela estradinha de terra que beira o lago e busque os melhores ângulos.

Embalse el Yeso

Caminhe pela estrada de terra que beira o lago e desfrute esse paraíso!

Piquenique

Agora o ponto alto do passeio: que tal um picnic nesse sonho chamado Embalse El Yeso? Sim, isso mesmo, um picnic no pé da Cordilheira, regado de quitutes deliciosos.

O picnic é oferecido pela própria Destino Chile e já está incluído no valor do passeio.

Embalse el Yeso

Picnic no pé da Cordilheira regado a delícias

Curiosidade: no Chile não pode beber nada alcoólico nas ruas – mas vi muuuita gente fumando maconha por todo lado rs! Por isso, não estão mais fazendo o picnic com vinho.
Na semana anterior ao nosso passeio, a polícia baixou aqui e multou as agências AND turistas. O papo é serio: todos pagam uma multa altíssima e os turistas precisam esperar uma “conversa” com o juiz para poder sair do País – e isso leva dias para acontecer.

Embalse el Yeso

Enquanto fazíamos o picnic, olha quem apareceu andando pelas montanhas (provavelmente em busca de algum alimento): uma linda raposa!

Depois do picnic, é hora de voltar para casa, afinal, temos mais um longo caminho pela frente – e possivelmente um super trânsito na chegada a Santiago! Dito e feito! Como estava chovendo muito (e por isso a quantidade de neve nas montanhas), o trânsito estava insano! Ouvi os chilenos brincarem que Santiago está preparado para terremoto, mas não para chuva!

Portanto, se o trânsito estiver caótico e você estiver hospedado próximo a uma estação de metrô, recomendo pedir para o motorista te deixar na estação mais próxima! Certamente você ganhará tempo!

Serviço

Destino Chile
Site: http://destinochile.com.br
Whatsapp: +56 9 8151-6652 (Fernanda)

Durante a nossa viagem a Santiago, utilizamos o chip de internet da EasySim4U, que nos manteve conectados o tempo todo com internet 4G na maior parte do tempo.


Planejando uma viagem para o Chile?

Faça a reserva do seu hotel pelo Booking.com

Caso queira alugar carro, clique no banner abaixo e contrate a RentCars.com

Ao fazer a sua reserva por meio dos links disponíveis neste blog, você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a manter o blog, com uma pequena comissão que recebemos destas empresas. Agradecemos a sua ajuda 😉

*Fomos convidados pela Destino Chile para fazer o passeio até Embalse el Yeso. No entanto, toda a opinião aqui expressa é imparcial, sem controle editorial de qualquer conteúdo.

——————————————————————————————-

Ao viajar, lembre-se de contratar o Seguro de Viagem Allianz. Ao utilizar o cupom 2017AFL, ganhe 15% de desconto. Se preferir, clique aqui e faça a sua cotação diretamente no site.

—————————————————————————————————

Siga Os Voos da Xoana no Facebook, Instagram, Pinterest e Youtube e acompanhe as nossas novidades.

2 comentários sobre “Embalse el Yeso: a mais bela atração turística de Santiago

  1. Mirela

    Que lugar maravilhoso, com paisagens surreais de tão lindas. Tinha acabado de ver umas fotos de uns conhecidos nesse lugar e fiquei babando, morrendo de vontade de conhecer. Adorei todas as dicas do seu post =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *