Os Voos da Xoana

Passo a passo de como tirar o visto americano

Já fui para os Estados Unidos duas vezes: uma com oito anos e a última vez com 15, em uma viagem de “debutante” para a Disney (como você pode ver, desde novinha eu já optava por experiências a presentes materiais – e, de preferência, viagens). Como pretendo ir para os Estados Unidos novamente em 2018, chegou a hora de solicitar o visto americano! Deseje-me boa sorte! Confira aqui o passo a passo de como tirar o visto americano de não imigrante, que inclui visto de turista, estudante e/ou negócios.

Passo a passo de como tirar o visto americano

Leve os passaportes anteriores e, principalmente, aquele com o último visto americano, caso você tenha.

Passo a passo de como tirar o visto americano
1) Preencha o formulário

Preencha o formulário de solicitação de visto DS-160, disponível no link: https://ceac.state.gov/genniv/

Tenha em mãos o número do seu passaporte, data de emissão e validade, vistos americanos anteriores, dados de um contato que more lá* etc. O formulário está em inglês, mas ao colocar o cursor do mouse em cima das perguntas, aparece a tradução para o português.

*Se você não tem um contato de alguém que more lá, precisa colocar o contato de alguma coisa. Já vi gente colocando de hotel (mesmo que não tenha um reservado). Não é possível continuar o preenchimento do formulário sem essa informação.

#DICA BÔNUS 1

Anote o número do Application ID, você precisará dele para acessar novamente o formulário em outros momentos.

#DICA BÔNUS 2

Ao final de cada página, salve o que já tiver feito (você pode voltar e terminar depois). Ao terminar o processo, imprima a página de confirmação e leve no dia da entrevista contigo.

2) Agende a entrevista

Após preencher o formulário, você precisará agendar a(s) entrevista(s). Cadastre-se no site http://brazil.usvisa-info.com e siga o passo a passo. Aqui, você precisará do Application ID e número do passaporte.

Você agendará um dia para fazer a biometria e tirar a foto digital no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto). Em outro dia, você realizará a entrevista no Consulado Americano (você agendará as duas no mesmo momento, mas elas acontecerão em dias diferentes).

3) Pagamento da taxa

Durante o processo de solicitação do visto americano, você terá que fazer o pagamento da taxa, no valor de US$ 160 para vistos de turismo e de negócios – o equivalente a R$ 528,00 (valores praticados em novembro de 2017).

4) Seu horário no CASV

No dia agendado, compareça ao CASV para coletar suas impressões digitais e tirar a fotografia. Leve a página de confirmação do Formulário DS-160 impressa, o comprovante de pagamento da taxa e o seu passaporte.

A minha experiência no CASV

Compareci ao CASV, na Vila Mariana, para fazer a foto e colher as impressões digitais. Foi tudo bem rápido! Na entrada, você precisa desligar o celular e aguardar ser chamado em uma fila (que estava rápida). Faz a foto, colhe as impressões digitais e pronto! Para mais informações, acesse http://brazil.usvisa-info.com.

5) Sua entrevista no Consulado

No dia da sua entrevista, compareça no Consulado com o passaporte e a página de confirmação do formulário DS-160 impressa.

#DICA BÔNUS 4

Leve tudo que comprove o seu vínculo no Brasil, como extrato bancário dos últimos meses, declaração de imposto de renda, três últimos holerites, carteira de trabalho, comprovante de residência etc.

Eu levei tudo isso, mas não me pediram nada. Porém, há muitas pessoas que são questionadas e precisam apresentar a documentação, portanto, melhor ir prevenido, né?

#DICA BÔNUS 5

Não é permitido entrar com o celular, nem mesmo desligado! Também não pode entrar com remédios na bolsa, cremes, materiais metálicos etc! A sugestão é: deixe tudo no carro ou guarde nos guarda-volumes que tem na rua.

Outra DICA muito importante: você enfrentará as filas de pé, portanto, vá de sapato baixo!

A minha experiência no Consulado Americano

A minha entrevista no Consulado Americano de São Paulo estava agendada para 7h40. Cheguei por volta de 7h20 e já tinha uma fila considerável do lado de fora, mas estava rápida. Percebi que não adianta chegar muito mais cedo do seu horário agendado, pois quem estava com horário marcado para às 9h, por exemplo, precisava aguardar em uns bancos.

Os guichês de entrevista abriram por volta de 8h (a parte boa de chegar mais cedo é que eu já estava bem na frente). O processo foi bem tranquilo: me perguntaram (em português) “para onde eu ia”, “com quem”, “se meu acompanhante já tinha visto americano”, “minha profissão” e “onde eu trabalho”! E aí, a parte mais emocionante: “seu visto foi aprovado”.

Eles guardam o seu passaporte e a devolução é feita de acordo com a sua escolha no preenchimento do formulário: envio por Correios ou retirada no CASV, em 10 dias.

Simples assim! Não sei se é porque o meu caso foi renovação de visto, mas tudo foi bem tranquilo, não precisei apresentar nenhum documento que levei (mas, claro, vá preparado, caso te peçam).

E você, já tirou o visto americano? Deixe um comentário pra gente contando a sua experiência. 

——————————————————————————————-

PLANEJE A SUA VIAGEM!!!
  • Jamais viaje sem um Seguro de Viagem! Sempre achamos que nada vai acontecer conosco (e esperamos que nada aconteça mesmo), mas às vezes pode acontecer – clique aqui e leia o relato da minha internação no Camboja! Se não fosse o Seguro de Viagem, eu estaria falida! Peça agora mesmo uma cotação para o Seguro de Viagem AllianzAo utilizar o cupom 2017AFL, ganhe 15% de desconto. Se preferir, clique aqui e faça a sua cotação diretamente no site.
  • Precisa alugar um carro? Utilize o comparador de aluguel de carro, Rentcars
  • Em busca de um chip com internet ilimitada? Contrate a EasySim4You

*Ao fazer as suas reservas e compras por meio dos links disponíveis neste blog, você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a manter o canal, com uma pequena comissão que recebemos destas empresas. Agradecemos a sua ajuda 😉

—————————————————————————————————

Siga Os Voos da Xoana no Facebook, Instagram, Pinterest e Youtube e acompanhe as nossas novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *