Os Voos da Xoana

Que tal um passeio de trem entre Campinas e Jaguariúna/SP?

O nosso Natal começou antecipado por aqui. Para celebrar essa data com a minha irmazinha de 3 anos, optamos por fazer uma programação diferente, em família: o Expresso Noel, um passeio de trem entre Campinas e Jaguariúna/SP, realizado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), regional Campinas – que opera a Maria Fumaça, desde 1984. O passeio contou com a presença do ilustre Papai Noel, que distribuiu bala para a criançada.

passeio de trem entre Campinas e Jaguariúna

Que tal fazer um passeio diferente, em família? Lembre-se que experiências são sempre marcantes para qualquer pessoa, inclusive para a criançada. Eles jamais esquecem o que vivenciaram.

O trem sai da estação Anhumas, em Campinas/SP, e vai até a estação Jaguariúna/SP. Toda a renda obtida é convertida para manutenção das locomotivas da Associação, uma entidade sem fins lucrativos, que não recebe ajuda do governo.

Passeio de trem entre Campinas e Jaguariúna

Estação Anhumas, em Campinas/SP

Já pensou em fazer um passeio de balão? 

Passeio de trem entre Campinas e Jaguariúna

Todos os passageiros se encontraram na Estação Anhumas, em Campinas/SP, às 16h. Ali, fomos recepcionados, ouvimos as explicações sobre o funcionamento da Maria Fumaça, recebemos as instruções de segurança e aguardamos a chegada do Papai Noel, que viajou no trem com a gente, distribuindo balas para a alegria da criançada.

Passeio de trem entre Campinas e Jaguariúna

Locomotivas na estação Anhumas, em Campinas/SP

O nosso passeio até Jaguariúna não foi feito com a Maria Fumaça, mas sim, com uma locomotiva a diesel. Provavelmente porque foi uma edição especial de Natal, com muitos passageiros a bordo e, com isso, gastaria muita lenha e milhares de litros de água para ir e voltar. Porém, eles explicam como a Maria Fumaça funciona e ela fica estacionada para fotos.

Achei até melhor viajarmos de locomotiva a diesel, assim pudemos ficar com as janelas abertas (estava um calorão). Quando viajamos de Maria Fumaça, eles recomendam manter as janelas fechadas (e não tem ar condicionado nos vagões), pois a locomotiva solta fuligem (devido a queima da madeira), que pode queimar a roupa e machucar as pessoas (já pensou se pega no olho de uma criança? Deus me livre).

passeio de trem entre Campinas e Jaguariúna

Claro que nós aproveitamos para registrar o nosso click na Maria Fumaça, né?

Às 17h, começou o embarque! Cada passageiro recebeu um bilhete com o número do vagão e de sua poltrana – achei bom ter lugares marcados.

Passeio de trem entre Campinas e Jaguariúna

Vagão do trem com as poltronas confortáveis e espaçosas. 

Todos a bordo! Por volta das 17h30, “partiu” viajar pelos antigos trilhos da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, em direção a Jaguariúna.

Nos vagões, as ferromoças passaram servindo água, cerveja, chocolate, salada de fruta, sanduíches, salgadinhos e souvenirs (pagos à parte). Caso prefira, você pode comer no carro restaurante, um vagão com mesinhas para degustar os alimentos servidos no local. Eles aceitam pagamento em cartão. Além disso, alguns músicos voluntários passam nos vagões tocando algumas músicas para animar o passeio e, no final, pedem contribuições voluntárias.

Durante o trajeto, o trem passa por fazendas de café, áreas de preservação, e pelas pontes sobre o Rio Atibaia e Jaguari. Inclusive, alguns desses cenários fizeram parte de algumas novelas e filmes.

passeio de trem entre Campinas e Jaguariúna

Trechos do trajeto do passeio de trem entre Campinas e Jaguariúna. Mas atenção, só coloque a cabeça e braços para fora com o trem parado! Lembre-se das orientações de segurança! 

passeio de trem entre Campinas e Jaguariúna

Passando pela ponte, em cima do Rio

passeio de trem entre Campinas e Jaguariúna

Minha irmazinha na janela, observando a paisagem…

Antes de chegar no nosso destino final, fizemos uma parada rápida na Estação Tanquinho, mas sem desembarcar.

Passeio de trem entre Campinas e Jaguariúna

Breve parada na Estação Tanquinho

Após 1 hora, chegamos na Estação Jaguariúna, onde o trem fica estacionado por 2 horas, tempo suficiente para curtir a decoração natalina da cidade, tirar fotos e comer os petiscos deliciosos do Botequim da Estação.

Inclusive, em Jaguariúna é onde fica o Naga Cable Park(mas não dá tempo de ir até lá). Confira 3 lugares para praticar wakeboard em São Paulo e proximidades. 

passeio de trem entre Campinas e Jaguariúna

Chegando em Jaguariúna

passeio de trem entre Campinas e Jaguariúna

Estação Jaguariúna

passeio de trem entre Campinas e Jaguariúna

Botequim da Estação, um barzinho muito gostoso na Estação Jaguariúna

#DICA BÔNUS

Faça a sua reserva antecipadamente caso queira sentar para almoçar/jantar no Botequim da Estação. Quando chegamos, o bar estava bem cheio e, se não tivessemos reserva, provavelmente não conseguiríamos uma mesa e, pior, talvez não daria tempo de fazer os pedidos. No dia que reservamos, por telefone, já fizemos o pedido do que gostaríamos de comer. A nossa escolha foi: salada, troxinha de frango (maravilhosa) e a tradicional picanha na pedra, uma delícia.

passeio de trem entre Campinas e Jaguariúna

Trouxinha de frango do Botequim da Estação

passeio de trem entre Campinas e Jaguariúna

Amor durante o passeio de trem!

passeio de trem entre Campinas e Jaguariúna

Aproveite para fazer fotos nos trens estacionados na estação Jaguariúna

Depois de muita diversão, chegou a hora de voltar! Às 20h30 (atenção ao horário, eles são pontuais), partimos de volta para Campinas, já cansados, mas realizados com esse dia gostoso e feliz.

Outros passeios 

Além desse passeio especial de Natal, a equipe da Maria Fumaça de Campinas oferece outros passeios aos finais de semana. Confira a programação e valores.

Alugue o seu carro clicando no banner abaixo:

——————————————————————————————-

Ao viajar, lembre-se de contratar o Seguro de Viagem AllianzAo utilizar o cupom 2017AFL, ganhe 15% de desconto. Se preferir, clique aqui e faça a sua cotação diretamente no site.

—————————————————————————————————

*Ao fazer a sua reserva por meio dos links disponíveis neste blog, você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a manter o canal, com uma pequena comissão que recebemos destas empresas. Agradecemos a sua ajuda 😉

SERVIÇO

Passeio de trem entre Campinas e Jaguariúna – Maria Fumaça
Estação Anhumas (Campinas) – Rua Dr. Antônio Duarte Conceição, 1501
Estação Jaguariúna:  Av. Marginal, 600 – Centro
Há estacionamento gratuito no local.

728x90_BSB_IGU.jpg

 

2 comentários sobre “Que tal um passeio de trem entre Campinas e Jaguariúna/SP?

  1. Evelyn

    🙋 Eu sabia q iria amar!!! Sua reportagem ficou perfeita!! Fotos 10!!!! Agora ferias da Mel nos aguarde!!! Vai cansar…🙈 Tem uma lista enormeeeee..kkkkk ❤❤❤❤❤❤ Parabens!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *